Iniciativa pioneira “VET NA RUA” já ajudou 32 famílias e 45 animais

O projeto Vet na Rua, uma iniciativa pioneira da Animalife, apoiada pela Junta de Freguesia de Carnide, continua ativa e, ao fim de quase dois anos, já ajudou 32 famílias e 45 animais de estimação. Este é um projeto que tem como objetivo apoiar todas os animais de companhia de famílias em comprovada situação de vulnerabilidade económica, através de cuidados veterinários gratuitos.

Os apoios que o Vet na Rua providencia são vários e podem ir desde a vacinação, à desparasitação ou à identificação eletrónica dos animais de estimação. Além disso, o projeto tem ainda uma forte componente de sensibilização, que tem o objetivo de prevenir questões de saúde pública a partir dos cuidados a ter com os animais de estimação. O público-alvo desta iniciativa são famílias cadenciadas ou em situação de sem-abrigo.

O Vet na Rua arrancou em Maio de 2021, numa iniciativa da Animalife com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e das respetivas Juntas de Freguesia. Carnide foi uma das primeiras a aliar-se a este projeto inovador, que tem feito a diferença junto da vida destas pessoas e animais. A Junta de Freguesia de Carnide disponibilizou as instalações onde o Vet na Rua atua e tem ainda a seu cargo a sinalização das famílias que necessitam deste apoio.

A equipa do Vet na Rua é composta por uma assistente social e por um veterinário que procuram providenciar cuidados médico-veterinários ao domicílio ou nas suas instalações, devidamente equipadas para providenciar todos os tratamentos necessários. Esta é uma colaboração da Junta de Freguesia de Carnide que segue a sua estratégia de melhorar as condições de vida da população da freguesia e o bem-estar dos seus animais de companhia respetivamente, através de um acompanhamento integrado e de proximidade.