CanSat AtmoWatch | Prémio “Melhor Antena 2023”

“O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA), destinado aos estudantes do ensino secundário.
Esta iniciativa desafia os alunos das escolas de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.” (https://www.esero.pt/projetos-escolares/2022-2023/cansatpt)

O projeto AtmoWatch é uma versão em pequena escala de um ambicioso projeto com uma utilização em locais onde se suspeita a presença de armas do género radioativo, criado por alunos de 12.º ano da Escola Secundária Vergílio Ferreira, freguesia de Carnide. Este projeto pode ser adaptado a qualquer situação de urgência, em que a deteção destes fatores com rapidez seja fulcral.

A competição teve lugar no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor de 26 a 30 de abril 2023, tendo a equipa lançado o seu satélite no dia 29 de abril na área rural da região. Já a entrega dos prémios decorreu no último dia, 30 de abril, num dos hangares do aeródromo, apresentada pelo presidente da Portugal Space, Ricardo Conde. A equipa AtmoWatch ganhou o Prémio de Melhor Antena, da ANACOM, pelo desempenho surpreendente da antena ground station.
A Junta de Freguesia de Carnide apoiou este projecto.