A Junta de Freguesia aposta, desde sempre, na promoção e desenvolvimento da cultura em Carnide. Um trabalho nem sempre visível mas bastante importante, que se tem espelhado ao longo dos últimos anos, na ação consolidada de parceiros que integram a Rede de Cultura da freguesia.
Em Carnide, a comemoração do Dia Mundial do Teatro (27 de março) sempre foi assinalada de uma forma bastante significativa, e é hoje um exemplo deste trabalho de parceria, para e com a comunidade.
Foi em 2007, exactamente numa das primeiras reuniões desta Rede, onde se discutiam formas de trazer uma nova dinâmica cultural à Freguesia, que surgiu a ideia de, anualmente, se homenagear uma pessoa com um percurso relevante no mundo do teatro através da criação de uma escultura representativa de um objeto cénico, concebido e criado por um artista plástico, especificamente para essa pessoa e retratando toda a sua individualidade artística ou biográfica. Algo que perdurasse como marco dessa homenagem nas ruas de Carnide. A ideia base desta homenagem partiu do ator João Ricardo e o objecto cénico proposto como base de partida para a criação foi uma cadeira.
Foi nesse sentido que neste ano 2025, Carnide homenageou Simone de Oliveira. Entre emoção e muitos sorrisos, foi assim que este memorável dia ficou assinalado, com a inauguração da escultura e da exposição sobre a vida e carreira de uma das mulheres mais emblemáticas do meio artístico português. Simone de Oliveira quebrou barreiras e levou o nome de Portugal além fronteiras de uma forma ímpar.








Um pouco por toda a comunicação social foi dado destaque a este momento celebrado em Carnide:
– Reportagem RTP
– Noticias ao minuto
– Infocul
– Radar