O Projeto Carnide CARE (Cuidado, Apoio, Resiliência e Envolvimento) propõe-se mitigar perturbações mentais de crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos, com vulnerabilidade psicossocial, residentes no Bairro Padre Cruz.
Este projecto, é coordenado pela Horas de Sonho, em parceira com a Junta de Freguesia de Carnide (investidor social), o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência (SPSMIA) do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz, Unidade de Saúde Carnide Quer, CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Lisboa Norte, bem como diversos parceiros com intervenção psicossocial, cultural e desportiva no território da freguesia.
Durante o processo pretende-se alcançar cerca de 120 crianças/jovens residentes no bairro, que manifestem fragilidades no âmbito da saúde, vulnerabilidade, dificuldades na regulação emocional e comportamental, em 36 meses de execução, através da sua sinalização, encaminhamento e tratamento.
Carnide CARE será implementado um sistema tripartido que integrará entidades de referenciação, equipa de saúde mental e equipa de ligação. Esta solução atesta o novo modelo de intervenção em saúde mental, que associa a prescrição social ao atendimento médico descentralizado em contexto de intervenção.
O Projeto Carnide CARE visa implementar a Prescrição Social como resposta biopsicossocial aos jovens e crianças do Bairro Padre Cruz, com perturbação mental, através da criação de uma rede comunitária centrada nas suas necessidades, criando uma cultura de intervenção sistémica que produza mudança efetiva e duradoura e promova o reforço das competências da comunidade.
O projecto iniciou no dia 6 de Janeiro, no Espaço Comunitário do Bairro Padre Cruz, com consultas de pedopsiquiatria e encaminhamento para a equipa de ligação psicossocial com o objectivo de aferir as apetências das crianças e jovens quanto às actividades desportivas ou culturais que gostariam de participar.