SOU, nasce aproximadamente em 2009/10. É já um adolescente!
Tem quase 15 anos. Este SOU está connosco há 10 anos, houve um anterior que foi o primeiro e um novo está para chegar, muito em breve.
SOU é fundamentalmente um projecto educativo, não por pertencer exclusivamente à área de educação, onde realmente realiza a sua acção na freguesia, mas por ser um agente educativo.
É um projecto educativo porque ele promove e reforça as aprendizagens.
É sobretudo um facilitador, mediador de aprendizagens em crianças de jardim-de-infância e 1.º ciclo, em que o sucesso da sua acção assenta sobretudo em afecto, na relação de afecto que cria com as crianças de Carnide. Em abraços! Os abraços são parte essencial de todas as sessões do SOU.
Sou é um amigo!
Um amigo que os acompanha e está presente em vários momentos do ano lectivo desde os 3 anos de idade, no jardim-de-infância, até ao 4.º ano, quando começa a retirar-se do dia-a-dia das crianças.
Acompanha como “educador” uma fase da vida das crianças em que as aprendizagens são tão permanentes em relação à descoberta do Eu, à descoberta do Outro, à descoberta do Mundo, áreas onde desenvolve a sua acção.
A acção do SOU é diferentes nestes dois níveis de ensino.
Em JI o SOU estrutura sessões lúdicas de aprendizagem com abordagem a temas relacionados com o crescimento: a alimentação, os direitos, a amizade, o respeito e cuidado pelo seu corpo e o corpo do outro. Sessões que podem ser uma dinamização de histórias ou criação de jogos pedagógicos de grupo, por vezes, à medida do pedido do educador.
Em 1.º ciclo, o SOU já começa a desenvolver projectos de maior complexidade não só em temas como em estrutura, também considerando a complexidade do desenvolvimento pessoal e social nestas idades.
Existem dois jogos onde as turmas se podem inscrever. Um jogo sobre Sustentabilidade e 4 R’s e outro sobre Emoções e Sentimentos.
Para além da figura do SOU por si só, na relação de afecto, já promover, provocar a felicidade nas crianças é nestas sessões de jogo que o SOU procura criar, sublinhar nas crianças ferramentas para que estas possuam percepção da felicidade, das suas emoções, da sua resiliência, da sua resistência à frustração através do desenvolvimento de inteligência e vocabulário emocional e das práticas de gestão emocional.
SOU…BOM CIDADÃOOOO..é o grito das Crianças em Carnide…para fazer felizes os felizes que aqui vivem!

