O MEF – Movimento de Expressão Fotográfica é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha na área da imagem, com particular destaque na Fotografia. A sua formação surgiu em 2000.
No desenvolvimento das suas atividades, o MEF tem dedicado uma parte substancial do seu trabalho à criação de uma plataforma de projectos de intervenção social através da arte em parceria com instituições e associações com o objectivo de estabelecer relações entre a criatividade e a sociedade.
O MEF apresenta o projeto A Memória do Agora (edição de postais ilustrados e de um livro no sentido de preservar a memória actual, constituindo-se por si um meio de comunicação social e cultural), para o ano de 2020/2021. Este é um projeto de fotografia, cujo objectivo foi fazer um registo contemporâneo do agora a partir da identificação de histórias de vida da cidade de Lisboa, promover a inclusão comunitária e social da população de Carnide, bem como a construção da memória actual da freguesia com as histórias vivas da comunidade.
Durante 4 meses, 8 fotógrafos receberam formação em fotografia documental dinamizada pelo MEF na Freguesia de Carnide, em colaboração com as comunidades locais, com a Junta de Freguesia de Carnide e contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
São 8 narrativas documentais que falam do agora da Biblioteca Natália Correia, do Columbófilo d’Os Leões de Carnide, da Conceição Pequito e do seu “Cantinho da costura”, da Panificadora de Carnide, da Igreja e Largo da Luz, do Parque Hortícola da Horta Nova, da Associação Nacional de Futebol de Rua e do Café Gelsiu na Quinta da Luz.
A Memória do Agora conta com a participação de Adli, Ana Isa, Ana Paula, Andreia Peixoto, Elisabete Santos, Luís Rocha, Susana Timóteo e Tânia Araújo.