Gestão de Resíduos em Situação da Pandemia Covid-19

Para garantir a proteção da saúde pública e dos trabalhadores envolvidos nas operações de recolha e tratamento de resíduos e, em simultâneo, controlar os fatores de disseminação da doença e contágio por Covid-19, o Município de Lisboa tem vindo a implementar um conjunto de medidas de forma a assegurar a regular recolha de resíduos na cidade.

Todas as medidas têm sido implementadas de acordo com as orientações das entidades competentes, nomeadamente Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral da Saúde e Entidade Reguladora dos Serviços da Água e Resíduos e seguem diretrizes que estão a ser tomadas em cidades como Amesterdão, Paris, Los Angeles e Roterdão, com quem os serviços de higiene urbana de Lisboa têm mantido contactos nas últimas semanas.

MEDIDAS SUJEITAS A AVALIAÇÃO PERMANENTE:

Alterações nos serviços de recolha

• Está suspensa a recolha seletiva Porta-a-Porta de vidro em entidades comerciais;
  • Está suspensa a recolha seletiva Porta-a-porta, passando apenas a ser recolhidos resíduos indiferenciados 3 vezes por semana;
  • Mantém-se a recolha seletiva nos Ecopontos de superfície e subterrâneos;
  • Todos os serviços de recolha a pedido através do atendimento do município (objetos volumosos/monstros; resíduos de construção e demolição, resíduos de jardins) encontram-se suspensos;
  • Estão encerrados ao público os Parques de Apoio à Higiene Urbana (entrega de resíduos volumosos e/ou específicos): Parque de Contentores da Infante Dom Henrique; Centro de Receção de Resíduos Vale do Forno; Centro de Receção de Resíduos de Monsanto; Posto de Limpeza da Rua Filipe da Mata – estas instalações irão continuar em funcionamento e abertas, como habitualmente, apenas às Juntas de Freguesia;
  • Mantém-se a recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos (resíduos alimentares e similares) nas entidades comerciais e no projeto piloto doméstico na Alta de Lisboa.

Regras para deposição de resíduos contaminados

Para as famílias que tenham pessoas infetadas (ou com essa suspeita), os seus resíduos (independentemente do fluxo) devem ser todos colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade.

Os sacos, devidamente fechados, devem ser colocados dentro de um 2.º saco, também devidamente fechado, e depositados no contentor de resíduos indiferenciados.

As máscaras e luvas também devem ser colocadas sempre no contentor do lixo indiferenciado.

Novo calendário de recolha de resíduos porta-a-porta, em anexo.

Para mais informações aceda a,
https://www.lisboa.pt/alteracoes-no-funcionamento-dos-servicos-municipais Higiene Urbana

Fonte Imagem: CM Lisboa