Instituições » Loja de Trocas “Trokaki” – Horas de Sonho, apoio à criança e à família, crl.

Nome da Instituição

TROKAKI – loja de trocas

Morada Completa

Rua Alfredo Ferraz, lote R 7, loja. Carnide

1600-003 Lisboa

(telefone, telemóvel, fax, email, facebook)

– 217159956 – 916809321 – 930415934 – email: trokaki.loja@gmail.com / horasdesonho@gmail.com – Facebook: TRokaki

Área de Intervenção

Pelo seu carácter itinerante, tem decorrido apenas na freguesia de Carnide, mas os seus membros pertencem a toda a cidade de Lisboa e arredores.

História Instituição

(máximo 1000 caracteres)

A TROKAKI constitui-se como uma loja de trocas, proveniente de um movimento promotor do consumo responsável fundado nas premissas da

Economia do Bem Comum e da Economia da Partilha, criado em Novembro de 2012. Foi promovido pela Horas de Sonho – apoio à criança e à família, CRL., no âmbito do programa BIP/ZIP. O desafio foi lançado à comunidade, identificando-se o subaproveitamento dos recursos e

saberes locais. Assim, foi criado um sistema de moeda virtual local (o “TROK”) que permite, atualmente, a 400 cidadãos (dentro e fora de Lisboa) realizar trocas de bens, serviços e tempo. É gerido por moradores da freguesia de Carnide (Lisboa), em parceria com entidades e associações locais (junta de freguesia, associações de moradores, associações de reformados, etc). Os gestores da TROKAKI realizam todo o trabalho administrativo, atendimento a clientes e triagem da qualidade dos artigos entregues. Os artigos não aptos para troca são reenviados para um recente projeto parceiro na área da reciclagem de têxteis – “Sarah Trading”. Pretende-se criar uma cultura de cooperação, reutilização e valorização dos bens e recursos ambientais, organizacionais e das pessoas (independentemente da sua origem sócio-económica).

Responsável (nome e contacto)

Dr.ª Ana Sofia Nobre

-916809321

Valências

Projetos Sociais

Voluntariado em parceria com o GAC (Grupo de Ação Comunitária), visando a integração e o desenvolvimento de competências sócio-profissionais de pessoas com vivência de doença mental.

Projeto distinguido com alguns prémios, tais como o Green Project Awards Portugal 2014, na categoria de “Consumo Sustentável” (Janeiro 2015); e a Menção Honrosa da CASES, na área “Inovação e Sustentabilidade” (Janeiro 2016).

Rua Alfredo Ferraz
R7 Loja
1600 – 003 Lisboa

trokaki.loja@gmail.com
Precisa de ajuda?

Se não consegue encontrar o que procura, entre em contacto.