Exposição “Futuro Indefinido” de Ana Maria Araújo Pessanha
Espaço Bento Martins
SINOPSE
Obras do Ano de 2024
Mar, horizonte, linhas, movimento, ritmos… são, desde sempre, para a artista, elementos de inspiração, que originaram as composições das obras selecionadas para exposições anteriores
As formas visuais realizadas baseiam-se, como anteriormente, na observação e exploração de formas e elementos marinhos, desenvolvendo linhas dinâmicas, fraturas, movimentos, que definem planos que se articulam, ora constituindo uma geometrização harmónica, ora representando maior dinamismo, movimento, força e fragmentação …
As obras tiveram como inspiração o mar do Porto Santo, Costa da Caparica, Troia, Tailândia e mares do Sul da China entre 2006 e 2024. As composições refletem quer momentos de serenidade, agitação e desmembramento, integrando a ondulação dos mares rios e lagos do nosso planeta afirmando-se “O mar para mim é imprescindível, sempre procurado e sempre desejado…”.
Neste conjunto de obras foram utilizadas técnicas de pintura com aplicação de tintas acrílicas, óleo, pastas, texturas, colagens e aplicação de folha de ouro e pastel. Na maior parte utilizou-se -se como suporte telas de linho e, em alguns, trabalhos o papel. Este por vezes surge modelado formando volumes e cortado manualmente.
Inauguração – 21 Dezembro, 16h
Patente ao público até dia 31 de dezembro, todos os dias úteis das 15h às 19h