“Aqui há Gato”: programa de controlo de felinos errantes

Carnide dá mais um passo rumo à sustentabilidade e ao cuidado animal. A Junta de Freguesia de Carnide instalou três novos abrigos para gatos de rua, localizados no Centro Histórico de Carnide, no Bairro Padre Cruz e na envolvente do Bairro da Horta Nova. Estas estruturas inovadoras, feitas de materiais 100% reciclados, representam uma nova abordagem para a gestão e o cuidado de animais abandonados, assim como para a saúde pública.

Cada abrigo, com formato semelhante a uma casa, possui três pisos interiores que podem acolher vários gatos ao mesmo tempo. Ao garantir refúgio para os felinos de rua, esta medida ajuda a combater a superpopulação de gatos abandonados, um problema que tem sérias implicações para a saúde pública e a biodiversidade local.

O problema dos gatos abandonados nas ruas de Carnide, como em muitas outras partes do País, é uma questão de grande preocupação. Estes animais, muitas vezes sem cuidados veterinários adequados, podem ser portadores de doenças que afectam não só a sua própria saúde, mas também a de outros animais e humanos. Além disso, a superpopulação felina pode desequilibrar a fauna local, afectando a biodiversidade.

Com a instalação destes novos abrigos, a Junta de Freguesia de Carnide dá um passo importante para o controlo desta situação, fornecendo um local seguro e protegido para estes animais. Para além disso, os abrigos foram construídos a partir de materiais reciclados não combustíveis, resistentes e com componentes anti-UV, alinhando-se com o compromisso de Carnide de ser uma Eco-Freguesia.

Esta medida representa um avanço significativo na forma como Carnide lida com o problema dos gatos de rua, mostrando que é possível desenvolver soluções que sejam simultaneamente sustentáveis, favoráveis aos animais e benéficas para a saúde pública e para a biodiversidade local. A instalação destes novos abrigos é, assim, uma vitória para a comunidade, para o meio ambiente e para os felinos que agora têm um novo lar seguro e protegido.