Árvore “Liga-te à vida” | Fevereiro

Neste mês de Fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro (4 Fev) onde lançamos o desafio de 5 km por esta causa.

O QUE É?
O Dia Mundial do Cancro (DMC) é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é full member desde 1983.

QUANDO:
Desde 2000, assinala-se o Dia Mundial do Cancro no dia 4 de fevereiro.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro desafia as Escolas/Organizações a promoverem iniciativas durante o mês de fevereiro de 2024, mostrando que se deve falar da doença e saber como a prevenir.

PORQUÊ:
O cancro é a segunda maior causa de morte em todo o mundo e a sua incidência tende a aumentar.

No entanto, sabe-se que 1 em cada 3 pode ser:

• evitado pela redução dos riscos comportamentais;
  • curado, se detetado precocemente e tratado adequadamente;

Ações conscientes e determinadas, nomeadamente na área da prevenção, permitirão evitar milhões de mortes por cancro.

Isso dá-nos argumentos para agir!

TEMA DA CAMPANHA 2022-2024: “Por Cuidados Mais Justos”

O Dia Mundial do Cancro é mais do que um dia no calendário, tendo como objetivo inspirar mudanças e mobilizar ações.

O tema “Por Cuidados Mais Justos” visa consciencializar para a lacuna de equidade que afeta muitas pessoas em todo o mundo.

O acesso ao diagnóstico precoce e a tratamentos oncológicos salvam vidas! Estes devem ser iguais para todos, independentemente da idade, rendimento ou local de residência.

DESAFIO 5 KM:

• Equipe-se com roupa adequada à prática desportiva;
  • Realize a sua atividade física, contabilizando 5 quilómetros –certifique-se que adapta a prática à sua condição física (não tem de ser tudo num dia!). E pode pedalar, nadar, correr ou caminhar;
  • Tire uma fotografia ou faça um vídeo. Se preferir, registe a sua atividade numa App de monitorização da atividade física;
  • Ao partilhar nas redes sociais use a hashtag #LPCCdesafio5km;
  • O desafio decorre de 28 de janeiro a 11 de fevereiro.

A prática de atividade física é um dos fatores protetores da doença!

Inscreva-se no Dia Mundial do Cancro 2024 em: https://www.ligacontracancro.pt/formdmc24/

E partilhe connosco as iniciativas realizadas: https://www.ligacontracancro.pt/muraldigital/