Carnide em tempos de pandemia

Os tempos têm sido de confinamento e, sobretudo, de cautela em cada saída à rua. As voltas foram cortadas, mas a vida não tem de o ser. Assim o quisemos em Carnide, onde todos deviam ver as suas vidas continuar, independentemente do quão difícil estes tempos a tenham tornado.

Vários foram os projetos e iniciativas dinamizadas nos últimos meses entre a Junta de Freguesia, os seus parceiros e a população. Conheça o que tem ao seu alcance para continuar a aproveitar, na medida certa, o seu dia-a-dia na freguesia.

CARNIDE VAI À FARMÁCIA POR SI
A saúde sempre primeiro, mesmo quando, para isso, deve ficar por casa. A Junta de Freguesia vai à farmácia por si. Se tem mais de 55 anos, é utente do Gabinete do Idoso ou tem alguma doença crónica, ligue para o 931 462 260. Diga-nos que medicamentos precisa e nós entregamos-lhe à sua porta.

CABAZES ALIMENTARES SOCIAIS PARA FAMÍLIAS CARENCIADAS E IDOSOS
A rede comunitária de Carnide mantém-se atenta às necessidades de cada um. Continuamos a garantir o apoio alimentar a famílias carenciadas e idosos devidamente sinalizados, para que a vida continue, em cada lar da freguesia.

ACOMPANHAMENTO TELEFÓNICO A MAIS DE 1.500 IDOSOS
Vivemos em comunidade, todos os dias. Se ainda não nos podemos abraçar, continuamos, pelo menos, a ouvir-nos. Em Carnide, estamos a acompanhar cerca de 1.500 idosos para perceber as necessidades de cada um, encaminhando-os para os diferentes serviços de apoio criados pela autarquia durante a pandemia.

AMIGOS MAIS QUE PROVÁVEIS
Se o melhor a fazer é ficar em casa isolado, que seja apenas na dose certa. Em Carnide, meia centena de jovens estão regularmente a contactar idosos para garantir que têm com quem falar, ao mesmo tempo que estão atentos a sinais de alerta à saúde de cada um. Uma “linha amiga” para combater a solidão nos dias mais complicados que vivemos.

CARNIDE VAI ÀS COMPRAS POR SI
Nunca foi tão essencial ter alguém que o/a ajude a manter a despensa em dia. Para que não tenha de esperar pelo tempo que os supermercados estão a demorar até entregar as encomendas, nós damos uma ajuda. Se tem mais de 55 anos, é utente do Gabinete do Idoso ou tem alguma doença crónica, fale connosco! Ligue para o 931 462 260 e diga-nos o que precisa da mercearia do bairro.

CARNIDE EM SUA CASA
A essência das nossas ruas, dentro de casa. O comércio local continua activo e não precisa de sair para comprar em Carnide. Entre talhos, peixarias, restaurantes, pastelarias, cafés… Todos continuamos unidos para lhe levar o melhor de Carnide. Consulte a lista completa de serviços ao domicílio e take-away do comércio local de Carnide no website da Junta de Freguesia, em www.jf-carnide.pt.

PACOTE FINANCEIRO EXTRAORDINÁRIO DE 100.000 EUROS PARA APOIO SOCIAL
Porque nunca a vida tinha mudado tanto em tão pouco tempo, estamos ainda mais atentos às necessidades especiais de cada família. A pensar nos agregados familiares em situação de carência económica emergente, por redução anormal dos rendimentos ou agravamento significativo dos encargos suportados, designadamente quando tal carência decorra da situação de emergência que o País atravessa e resulte de quarentena ou isolamento profilático, despedimento, ausência do respectivo subsídio, diminuição súbita de rendimentos provenientes de prestações sociais, atraso/suspensão de rendimentos de trabalho ou de qualquer outra circunstância que degrade substancialmente a sua capacidade de sobrevivência, foi criado um mecanismo para o apoiar. Se está nesta situação, entre em contacto connosco através do 931 462 260.

CABAZES ESCOLARES PARA CRIANÇAS COM ESCALÃO A, B E NSE
Se sempre confiou em nós para alimentar os mais novos da família, continuamos aqui para si. A Junta de Freguesia de Carnide continua a assegurar as refeições dos alunos das Escolas e Jardins de Infância da freguesia com escalão de SASE A, B ou com Necessidades de Saúde Especiais.

APOIO PSICOLÓGICO
O medo, a ansiedade, a tristeza e a sensação de estar só, podem ter-lhe tomado os seus dias de assalto. É normal, fique tranquilo. Apoie-se em quem o pode ajudar a ultrapassar esta fase. Em Carnide, ajudamo-lo na busca por atendimento psicológico. Entre em contacto connosco: 966 494 400.

CARNIDE VAI PASSEAR OS SEUS AMIGOS POR SI
Mesmo em tempo de isolamento, eles têm muita energia para gastar! A Junta de Freguesia vai passear o seu animal de estimação por si. Agende o passeio connosco através do 931 462 260 e deixe o resto connosco!

FICA.A.NOSSA.DICA – IDEIAS E DESAFIOS PARA PAIS & FILHOS
Se o maior desafio deste ano está a ser manter os mais novos ocupados em casa, vamos dar-lhe uma mãozinha. Ou duas, ou mais até! A equipa de Educação da Junta de Freguesia de Carnide reuniu uma série de ideias para fazer com os seus filhos e netos em casa, sempre com mensagens positivas, ideias divertidas e desafios para se atreverem a virar a casa do avesso. Veja todos os episódios do #fica.a.nossa.dica no website da Junta de Freguesia, em www.jf-carnide.pt.

ISENÇÃO DAS TAXAS COBRADAS PELA JUNTA DE FREGUESIA
O ADN de Carnide escreve-se nas ruas, nas lojas e pelas mãos dos comerciantes. A pensar em todos, o executivo da Junta de Freguesia decidiu isentar a totalidade das taxas cobradas ao comércio tradicional durante os meses de Março, Abril e Maio de 2020.

BIBLIOTECA EM SUA CASA
Aprendemos com a cultura, todos os dias. Em Carnide, mantemo-la perto de si. Enquanto continua a não ser aconselhável andar na rua, levamos-lhe a Biblioteca até casa. Acompanhe os poemas declamados pelas gentes de Carnide através da página oficial de Facebook da Junta de Freguesia de Carnide. Inspire-se. Vai ficar tudo bem!