Concurso Público de Empreitada de Requalificação do Mercado Municipal do Bairro Padre Cruz

Está aberta a todos os empreiteiros, de Norte a Sul do país — até ao próximo dia 13 de Dezembro — a fase de candidaturas ao concurso público para a empreitada de requalificação que propõe a recuperação da praça original do Mercado, através da conservação e reforço estrutural das paredes principais do edificado e a demolição parcial do interior mais recente.

Trata-se da requalificação de um edifício cuja história vai para lá da do próprio bairro, com levantamentos históricos que dão conta de que, em 1907, albergava uma vacaria e outras dependências que serviriam de apoio às atividades agrícolas. Servindo de Mercado ao Bairro desde 1962, o edifício será agora alvo de uma intervenção que prevê a requalificação e revitalização do espaço para melhor servir a população.

Proposta de Intervenção

O projeto de requalificação, propõe a recuperação da praça original do Mercado, através da conservação e reforço estrutural das paredes principais do edificado e a demolição parcial do interior mais recente, criando uma zona de bancas fixas e outra flexível permitindo a adaptabilidade do espaço para outras actividades, como a criação de uma zona de restauração, um espaço de “co-working” e ainda uma zona dedicada a atividades didáticas.

Esta reconfiguração permite a criação de um novo primeiro piso, que prolonga o programa do mercado através de duas escadarias colocadas nas extremidades do edifício, criando um percurso contínuo e uma separação dos diferentes sectores. As lojas do primeiro piso contarão com uma ligação direta ao terraço, uma zona de esplanadas com vista para o Bairro que irá coexistir com canteiros dedicados a hortas urbanas que representam um novo paradigma local e global entre a produção e o consumo sustentável de alimentos.

À potencialização do edifício existente é acrescentada uma nova cobertura que surge como elemento agregador de todo o projecto. A geometria da cobertura é redimensionada, estendendo-se a Sul e criando um átrio exterior coberto, um novo espaço polivalente aberto ao público, que contará com intervenções de Arte Urbana e que poderá funcionar como zona de feira.

Este novo ‘chapéu’ define a identidade da proposta, afirmando-se como uma nova referência para toda a freguesia de Carnide e criando um novo diálogo com a história do próprio Bairro.

Aos interessados, para mais informações:

info@redo-architects.com