Feira do Emprego De Carnide com Impacto Significativo na Freguesia

A Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo de Carnide, que decorreu no passado dia 12 de outubro, teve um balanço positivo e um impacto significativo na freguesia. Correspondendo às intenções do evento, de promover o emprego, a formação e o empreendedorismo junto da população local, a feira permitiu já encontrar emprego com contrato de trabalho para 32 pessoas, sendo que outras 5 estão no processo de formalização.

Este evento, que assinalou este ano a sétima edição, surge no seguimento do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Empregabilidade de Carnide (GEC), do qual faz parte a Junta de Freguesia, e que tem como objetivos “promover a empregabilidade e o empreendedorismo através do trabalho de proximidade com as pessoas”. Tendo sido uma das primeiras entidades a realizar uma feira do género em Lisboa, o GEC tem dado prioridade ao trabalho em rede, contando atualmente com mais de 120 entidades parceiras.

Além disso, com o apoio da Redemprega, o GEC trouxe à freguesia de Carnide várias entidades empregadoras de diferentes pontos da cidade, dando oportunidade a quem está à procura de emprego de descobrir novas oportunidades. Uma vez que esse trabalho em rede “não termina quando acaba a Feira do Emprego”, o GEC disponibiliza ainda a metodologia de Emprego apoiado, que consiste no acompanhamento dos candidatos no período de pós-emprego, através da nomeação de um tutor.

Todo este trabalho em rede tem permitido também à autarquia dar uma maior projeção do seu território para a cidade de Lisboa e vice-versa, adequando a procura de emprego à oferta existente. No entanto, o trabalho da Junta de Freguesia de Carnide nesta área não se esgota na sua parceria com o GEC. Através do seu Gabinete de Emprego e Criação de Oportunidades (GECO), realiza ainda o atendimento a pessoas em situação de desemprego, ajudando na procura ativa por uma solução de empregabilidade, seja através da elaboração de currículos, da partilha de ofertas de trabalho ou na articulação com o tecido empresarial de Carnide.