Poupar energia e dinheiro: dicas e tarifas sociais
Muito se fala sobre poupar energia, e sendo o dia 21 de outubro o dia mundial da poupança energética, nada melhor que recordar algumas dicas para se poupar energia para cuidar do ambiente, e também de poupar dinheiro.
Com estas medidas fáceis e propostas pela Selectra, saiba que pode poupar energia elétrica e muitos euros por ano.
- Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo LED. Uma lâmpada LED tem uma vida útil mais longa e oferece uma poupança de energia na ordem dos 80% em comparação com as incandescentes.
- Desconecte o carregador do telemóvel assim que o processo for concluído.
- Desligue a televisão, o rádio, as lâmpadas e o computador da fonte elétrica quando não estiverem em uso. É aquilo a que chamamos de “stand-by” ou gasto silencioso de uma casa que anualmente faz com que paguemos muito mais pela energia se os desligassemos da rede.
- Desconecte qualquer aparelho elétrico que consuma energia durante o Stand by.
- Use água quente apenas na quantidade necessária. Nos tempos que correm, onde é cada vez maior a escassez de água, não é preciso ter a banheira cheia.
- Cozinhar com gás em vez de eletricidade. Essa é uma opção individual que tem seus benefícios e contras, mas muitos especialistas acreditam que o gás confere melhor sabor aos alimentos.
- Cubra as panelas ao cozinhar, já que isso reduz o consumo de energia em 25%.
- Modere o uso de aquecimento e ar condicionado. A temperatura de conforto varia de 19 a 21ºC (no verão um pouco mais alta e pode chegar a 25ºC), sempre recomendando que nos quartos a temperatura seja um pouco mais baixa, entre os 15ºC a 17ºC, é o ideal. No verão um pouco mais.
Na verdade existem muitas formas de poupar energia e dinheiro, tudo depende dos hábitos de cada um. Mas sabia que pode ter direito a um desconto social na energia e reduzir assim o que paga pela conta da energia?
Tarifas sociais na energia
O número de pedidos de apoios sociais em determinados serviços essenciais, como a energia, tem sido cada vez maior. Situações de desemprego e a própria crise devido à pandemia estão na origem deste aumento de pedidos de apoio às empresas de fornecimento do serviço.
A tarifa social de eletricidade e gás natural, é um desconto mensal atribuído diretamente na fatura, aqueles agregados familiares com menores recursos económicos para que consigam pagar as contas de energia.
Os descontos na eletricidade situam-se nos 33,8% e no caso do gás natural, o desconto é de 31,2%
Requisitos para tarifa social de energia:
- ? Na eletricidade a potência elétrica não pode superar os 6.9 kVA.
- ? No caso do gás natural, a instalação deve ser alimentada em baixa pressão sendo que o consumo anual não deve exceder os 500 m3, significando que o consumidor deve situar-se entre o 1.º e 2.º escalão de consumo.
- Uso exclusivo doméstico.
E já que falamos em poupar dinheiro, existe um novo apoio que chegou às comunicações.
Novidade: apoio social chega à internet
Com o objetivo de ser lançada ainda este ano, o Governo e a Anacom aprovaram uma tarifa social que visa diminuir o custo da fatura da internet das famílias que beneficiam deste serviço.
A tarifa social de internet é um apoio que passará a estar disponível no serviço de internet, e que será atribuído aos agregados familiares mais vulneráveis, e de uma forma praticamente igual ao apoio aplicado pelas empresas do mercado de eletricidade: para beneficiar do apoio, são considerados elegíveis, agregados familiares com rendimentos abaixo dos 5808€/ano ou receberem prestações sociais da segurança social.
É de salientar que a tarifa apenas abrangerá o serviço de internet por satélite, adsl e fibra, deixando de fora o serviço de TV, net, voz e móvel, e o valor em princípio será de 6,15€ mensalmente. Contacte com a sua operadora de telecomunicações para efetuar o pedido da tarifa social de internet.
Saiba mais aqui: https://adslfibra.pt/internet/tarifa-social