Um grupo de trabalhadores da Junta de Freguesia de Carnide esteve nas instalações da Valorsul, numa iniciativa de consciencialização ambiental. Esta visita à entidade responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos e urbanos de Lisboa contou igualmente com o Presidente da Junta de Freguesia, Fábio Sousa.
Se o principal objetivo foi o de criar consciência ambiental junto dos trabalhadores e da equipa da Junta de Freguesia de Carnide, capacitando-os e encorajando-os a adotar e disseminar boas práticas junto da comunidade local enquanto agentes de mudança, por outro lado a visita permitiu também perceber como é feito o tratamento dos resíduos urbanos. A Valorsul, além do concelho de Lisboa, é responsável pelos resíduos dos concelhos da Amadora, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira.
Numa altura em que já não é possível ignorar mais a crise climática que vivemos, a Junta de Freguesia de Carnide tem-se empenhado em adotar, promover e disseminar boas práticas ambientais e de sustentabilidade, o que passa inevitavelmente pela capacitação dos seus próprios trabalhadores. Foi nesta ótica que se inseriu esta visita à Valorsul.
Assim, a equipa da Junta de Freguesia pode conhecer as instalações da fábrica, perceber como é feita a valorização dos resíduos urbanos, descobrir mais sobre os inevitáveis 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar – e ficar a conhecer os valores da Valorsul. O impacto desta iniciativa refletir-se-á no trabalho diário que fazem junto da população e da comunidade local da qual fazem parte, tanto a nível profissional como pessoal.