Trabalhadores da Junta de Freguesia em ação de consciência ambiental na Valorsul

Um grupo de trabalhadores da Junta de Freguesia de Carnide esteve nas instalações da Valorsul, numa iniciativa de consciencialização ambiental. Esta visita à entidade responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos e urbanos de Lisboa contou igualmente com o Presidente da Junta de Freguesia, Fábio Sousa.

Se o principal objetivo foi o de criar consciência ambiental junto dos trabalhadores e da equipa da Junta de Freguesia de Carnide, capacitando-os e encorajando-os a adotar e disseminar boas práticas junto da comunidade local enquanto agentes de mudança, por outro lado a visita permitiu também perceber como é feito o tratamento dos resíduos urbanos. A Valorsul, além do concelho de Lisboa, é responsável pelos resíduos dos concelhos da Amadora, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira.

Numa altura em que já não é possível ignorar mais a crise climática que vivemos, a Junta de Freguesia de Carnide tem-se empenhado em adotar, promover e disseminar boas práticas ambientais e de sustentabilidade, o que passa inevitavelmente pela capacitação dos seus próprios trabalhadores. Foi nesta ótica que se inseriu esta visita à Valorsul.

Assim, a equipa da Junta de Freguesia pode conhecer as instalações da fábrica, perceber como é feita a valorização dos resíduos urbanos, descobrir mais sobre os inevitáveis 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar – e ficar a conhecer os valores da Valorsul. O impacto desta iniciativa refletir-se-á no trabalho diário que fazem junto da população e da comunidade local da qual fazem parte, tanto a nível profissional como pessoal.