Ligue-nos: 217 121 330 *
Horário Secretaria: Seg - Sex | 09:00 - 12:00 e 14:00 - 17:00
Siga-nos:

Agenda » Exposição “MONSANTO – Sombras”

Data

08 Nov 2025

Hora

15:00 - 19:00

Localização

Espaço Bento Martins
Largo Pimenteiras 6, Lisboa
Precisa de ajuda?

Se não consegue encontrar o que procura, entre em contacto.

Exposição “MONSANTO – Sombras”

A Fábula de um bosque
MONSANTO – Sombras
Exposição de Artes Visuais, Instalação e AR (realidade aumentada)

As sombras são presença e memória. Em Monsanto, o solo guarda sombras, restos que se confundem com a natureza, casca de pinheiro, folhas secas ou húmus, no entanto, são cacos temperados a chumbo que ganham solidez e nos firmam o passo, camadas quebradas por onde o bosque tenta respirar.

Sobre os trilhos, uma película cinzenta regista a marca de homens e animais, como se o lugar fosse uma folha carimbada a carvão. Apesar das marcas, o bosque insiste: ressurge sobre as feridas, renova-se sobre os fragmentos, quebrando ainda mais, ruidosamente, as sombras que não pertencem ao bosque.

No bosque, as sombras são matéria e metáfora: revelam tanto a fragilidade das marcas humanas como a potência regeneradora da natureza. Neste diálogo de opostos, entre o que fere e o que cura, entre a cicatriz e a seiva, o bosque afirma-se como palco de resistência e renascimento.

Paulo Canilhas

Sinopse

A Quercus desafiou o artista plástico Paulo Canilhas para fazer parte de uma grande ação de voluntariado ambiental, que teve lugar em vários pontos do país e, entre eles, no CIM Monsanto, aqui, com a natural envolvência da Câmara Municipal de Lisboa.

A ação, envolve um grupo de entidades empenhadas na recuperação de uma parte do Parque Florestal de Monsanto que, numa espécie de “circularidade”, desafiaram o artista plástico a dar um uso diferente ao material “invasor” que se está a retirar deste lugar mágico.

No seguimento do convite, Canilhas propôs-se a criar uma série de trabalhos que “falem” sobre o tema da natureza e a sua capacidade de resistir, as árvores como personagens fortes e resilientes, o homem e a sua capacidade de destruir, mas também, de reconstruir.

Este trabalho terá como fim, a realização de várias exposições de artes visuais.

Inauguração – 1 Novembro – 15h00
Exposição patente ao público até dia 8 de Novembro, todos os dias das 15h às 19h
Local: Espaço Bento Martins, Junta de Freguesia de Carnide

informações
anossajunta@jf-carnide.pt | 217 121 330

Newsletter

Receba as notícias e as últimas novidades de Carnide, no seu e-mail.