Exposição “A Dádiva”
Espaço Bento Martins
Dádiva é uma palavra derivada do latim dativa que significa donativo. Uma dádiva representa aquilo que é dado, um presente ou uma oferta.
Significando daí a troca. Dar é também receber, porque no ato de dar existe o afecto recebido do acolhimento da dádiva.
Dádiva é aquilo que se recebe gratuitamente. É não apenas um ato de benevolência como também um gesto do ser humano intrínseco à sua constituição genética.
Sendo parte dos estudos antropológicos desde o início da constituição da Terra, e prova disso são as populações antiquíssimas onde a troca de géneros, quer em alimentos, quer simples pedras valiosas, ou não, e artefactos foram ‘moeda’ de troca e/ou dádiva.
É, portanto, neste sentido de doação que vivemos consciente, ou inconscientemente, razão deste nosso estar aqui em conjunto, em observações artísticas e afetivas, na troca de olhares e sentimentos. Uma graça divina sem necessariamente a presença dos deuses.
Sem dúvida um presente (ou dádiva) pela vida e pela saúde de todos e para todos.
“O Egito é uma dádiva do Nilo” é uma frase escrita no século V a.C., pelo geógrafo e historiador grego Heródoto. A frase significa que o Rio Nilo, um grande rio do nordeste africano, possibilitou o desenvolvimento do Antigo Egito que cresceu às suas margens.
Inauguração – 26 Novembro – 18h00
Patente ao Público até dia 1 de Dezembro, todos os dias das 14h às 18h
Espaço Bento Martins – Junta de Freguesia de Carnide