Ligue-nos: 217 121 330
Horário Secretaria: Seg - Sex | 09:00 - 12:00 e 14:00 - 17:00
Siga-nos:

Instituições » CENTROS DE RECURSOS DLBC LISBOA

Os Centros de Recursos (CR) DLBC Lisboa, em Carnide, e DLBC Lisboa Olaias recebem as mais variadas atividades, principalmente, dos associados-residentes, mas também de outros sócios e da própria Rede DLBC Lisboa.

No que diz respeito aos associados- residentes, grande parte dos eventos realizados pela Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz (AMBPC), pela Mén Non, pela Associação Nacional de Futebol de Rua (ANFR) e pela Drive Impact, estão diretamente relacionados com os seus PIEAS (Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social). Reuniões, workshops das mais diversas áreas, eventos solidários, celebrações de efemérides, feiras, almoços comemorativos… O CR DLBC Lisboa recebeu um pouco de tudo, no Bairro Padre Cruz, não esquecendo as aulas, dobragens, workshops e ensaios com que ACT School “dá vida” ao espaço, diariamente. O restaurante É Uma Mesa, da Associação Crescer, que se situa no último piso do edifício, é também palco dos mais diversos eventos, sendo mesmo usado como local de formação.
Os diferentes espaços comuns foram requisitados para exposições, como a “Próxima Estação”, relativa ao PIEAS da associação Arquivos dos Diários, “Diários de Migrantes”, mas também para a Drive Impact, com “Humanos do Ciclopes”, enquadrada no seu projeto “Ciclopes”, entre outras.
O hall do 1º piso é regularmente ocupado com eventos da AMBPC (Feira do Tem Tudo, almoços de confraternização, atuações de grupos musicais, tertúlias e encontros de moradores…) e da Mén Non (Bazar Solidário, rastreios de saúde, almoços comemorativos…), mas o terraço também é bastante solicitado, tendo sido escolhido para celebrações da Associação de Jovens Ucranianos em Portugal (CYM), outra das residentes no CR DLBC Lisboa.

As salas de formação do edifício são alugadas, com frequência, a associados, tendo-se realizado atividades diversas (reuniões, formações…) e também a sessão aberta “Mundo do Trabalho e Cidadania – Apresentação e Discussão do Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho”, organizada pela EAPN Portugal.

A própria Rede DLBC Lisboa usufrui, naturalmente, das valências do edifício e da colaboração dos associados-residentes, organizando, por exemplo, eventos no espaço do restaurante É Uma Mesa, como “Um Dia em Rede”, que juntou todos os PIEAS para um momento de análise e reflexão ou a reunião com a vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Filipa Roseta, e, com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. No final dos meses de junho, o terraço enche-se de alegria, cor, música e petiscos para o “Arraial DLBC Lisboa”, que conta com a participação ativa das associações-residentes e, principalmente, com a população do Bairro Padre Cruz.
O projeto internacional “Food Wave” (FW), do qual a Rede é parceira, usa com frequência os espaços de ambos os CR, seja para cursos, formações, workshops, almoços ou atividades na Horta Comunitária do piso superior, no Bairro Padre Cruz. Ainda muito recentemente o espaço verde acolheu um workshop de Turbantes Afro e Cozinha Africana, dinamizados pela Mén Non e a Seacoop, no âmbito do FW.

ORGANIZAÇÕES RESIDENTES
DRIVE IMPACT CRL – Projeto “CICLOPES”
A DRIVE IMPACT CRL é uma cooperativa de primeiro grau sem fins lucrativos, cuja atuação é focada principalmente na solidariedade social. A sua criação teve como objetivo promover projetos de impacto ambiental e social, incluindo o combate à exclusão social, nas áreas de mobilidade suave, empreendedorismo e educação, design e comunicação. O propósito é colocar na agenda nacional as questões relacionadas com o empreendedorismo de impacto.
Fundada em 2020 por cooperantes de uma incubadora de impacto chamada Impact Hub, a DRIVE IMPACT CRL abrange em conjunto diversos projetos e fornece apoio aos seus cooperantes por meio desta estrutura. Os cooperantes são pessoas que já estão envolvidas em projetos de intervenção social, como o programa BIP/ZIP, e outros programas de promoção da inclusão.
Um dos projetos realizados pela cooperativa é o “Ciclopes”, que tem como objetivo quebrar o estigma em torno da bicicleta e promover a inclusão através desse meio de transporte. Para isso, o projeto promove diversas atividades, como a distribuição de bicicletas recuperadas, eventos pop-up (como ciclo-oficinas, aulas de bicicleta, passeios e festas da bicicleta), fornecimento de cheques para reparação e aulas em outros locais de Lisboa, facilitação do acesso à rede partilhada GIRA, além de fornecer flyers e um website com informações e mapas para ajudar as pessoas a utilizarem a bicicleta.
O projeto Ciclopes busca incentivar o uso da bicicleta como um meio de inclusão e integração das pessoas no território, reduzindo as disparidades em termos de emprego, educação e inclusão social entre os bairros e o restante de Lisboa. Através da quebra de barreiras geográficas e sociológicas, o projeto democratiza o acesso a recursos e visa regenerar a imagem dos bairros, associando-os a um programa positivo.
Até o momento, o projeto já atingiu 516 destinatários de territórios BIP/ZIP, totalizando 9594 horas de trabalho em campo com eles durante estes dois anos e meio. O uso da bicicleta é visto como uma ferramenta para atravessar a cidade e superar barreiras, contribuindo para a melhoria dos bairros. O Centro de Recursos DLBC Lisboa possui a Cicloficina, que atende ao público às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 19h30, e a DRIVE IMPACT CRL, em conjunto com o apoio da Rede DLBC Lisboa e outras associações presentes que integram o mesmo financiamento para toda a operação, desenvolve diversas atividades, incluindo eventos nas instalações do CRESCER, principalmente em parceria com a ANFR, através do projeto “Entra em Campo”.

ASSOCIAÇÃO NÉN NON – Projeto “AMOLÊ PEDAÇO”
Fundada em 2010, a “Mén Non” – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal, é uma associação sem fins lucrativos, promotora dos direitos humanos, que se rege pelos princípios da igualdade, da participação equilibrada entre homens e mulheres, da não discriminação em função do sexo, raça, etnia, religião, orientação sexual, idade, condição socioeconómica, nível de escolaridade, ideologia ou outro. A missão da Mén Non é reforçar a cidadania e a união das mulheres em geral e, em particular, das mulheres imigrantes e são-tomenses.
A “Mén Non” é uma associação de mulheres, auto representantes da comunidade de São Tomé e Príncipe em Portugal, com experiência no apoio social a famílias imigrantes (em particular S. Tomenses) procurando suprimir as necessidades alimentares, de saúde, sociais e de inclusão na sociedade portuguesa. A sua ação centra-se em quatro eixos estratégicos: Reforço Organizacional; Saúde e Apoio Social; Educação e Cultura e Comunicação e Marketing. A entidade tem cerca de 120 associadas/os. O “Amolê Pedaço” é um projeto de integração social, que visa contribuir para a inclusão de imigrantes por imigrantes através do desenvolvimento de serviço de base comunitária, o projeto teve início em abril de 2021, está direcionado para a zona Norte de Lisboa, principalmente, Ameixoeira, Galinheiras e Charneca do Lumiar e restantes BIP/ZIP da freguesia de Santa Clara, mas, no entanto, presta também apoio pelos restantes BIP/ZIP de Lisboa. Até ao presente, temos cerca de 1700/1800 destinatários com cerca de 8000 horas diretas em terreno com os destinatários concretizados ao longo destes dois anos e meio. A Mén Non tem um Gabinete de Apoio, Informação e Encaminhamento, apoio jurídico, tratamento de documentação, que está aberto de segunda a sexta, no Centro de Recursos DLBC Lisboa, no Bairro Padre Cruz e outras atividades, sendo elas: distribuição de cabazes com produtos de alimentação e bens; workshops de várias áreas (integração, saúde, cidadania, entre outros); oficinas criativas de arte para a inclusão, conferências e outras atividades diversas que visam empoderar as comunidades imigrantes, em particular as mulheres e as famílias. Dentro das atividades com parceiros do Centro de Recursos DLBC Lisboa desenvolvem diversas iniciativas em colaboração com organizações como AMBPC (Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz), CRESCER, etc. Estas parcerias têm como objetivo atender às necessidades e interesses do público residente no Bairro Padre Cruz assim como os destinatários deste projeto.

CRESCER – Projeto “É UMA COMUNIDADE – É UMA MESA”
A CRESCER é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de Utilidade Pública, fundada em 2001 por profissionais especializados na intervenção comunitária com grupos excluídos e vulneráveis. A sua atuação centra-se em ajudar pessoas em situações difíceis, como sem-abrigo, consumidores de substâncias psicoativas e requerentes de asilo, refugiados e migrantes na cidade de Lisboa. A missão da CRESCER é promover a saúde, a redução de riscos e a inclusão social dessas pessoas através de projetos de intervenção na comunidade, demonstrando um compromisso sólido com o respeito pelos Direitos Humanos, a Inclusão, a Capacitação e a Proximidade.
Atualmente, a CRESCER desenvolve diversos projetos inovadores em Lisboa, abrangendo várias áreas sociais. Um destes projetos notáveis é o “É uma Mesa”, localizado no Centro de Recursos DLBC Lisboa, no Bairro Padre Cruz. Com foco na restauração, este projeto tem como missão promover a inclusão social através do mercado de trabalho, onde o serviço é prestado por pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo indivíduos sem-abrigo, em extrema pobreza e refugiados. Além de oferecer uma experiência gastronómica, o restaurante contribui para dinamizar e desmistificar o bairro onde está inserido, assumindo-se como um espaço acolhedor e inclusivo.
Até março deste ano, o projeto “É uma Mesa” já alcançou 2267 destinatários, que somam um total de 206223 horas em atividades relacionadas com os destinatários. Esses números representam o impacto significativo que o projeto tem na vida de tantas pessoas vulneráveis, fornecendo-lhes oportunidades de emprego e apoio essencial no território da EDL de Lisboa.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL DE RUA – ANFR – Projeto “ENTRA EM CAMPO”
Desde 2007, a ANFR tem dedicado esforços para promover junto dos jovens e suas famílias, o futebol de rua como uma metodologia socio desportiva em projetos comunitários com foco em apoiar grupos vulneráveis para a promoção social e cidadania. A ANFR adota uma abordagem local e comunitária, buscando incentivar a consciência cívica e a participação ativa através da mediação social de proximidade e educação informal.
A associação possui vasta experiência em diversas áreas de atuação, como treinamento socio desportivo, formação e mentoria de parceiros e agentes comunitários em educação informal e metodologia de futebol de rua, requalificação socio-urbanística, capacitação de líderes comunitários e de diversos públicos, e integração socioprofissional e formativa.
A ANFR promove diversos projetos financiados, destacando-se o “Entra em Campo”, apoiado pela Rede DLBC Lisboa, que atua no Bairro Padre Cruz (BPC). O projeto oferece atividades abertas à comunidade, com foco especial em pessoas socioeconomicamente vulneráveis. Os objetivos específicos são: 1) Promover a aquisição de competências pessoais e sociais básicas, tendo em vista a progressão escolar e a redução da indisciplina em contexto educativo – LITERACIA MULTIFUNCIONAL; 2) Capacitar para os direitos sociais, educar para a cidadania e para a participação comunitária as crianças dos 5-10 anos, jovens, familiares, ONG e agentes educativos do Bairro Padre Cruz através da participação em atividades socio-desportivas de educação não-formal – PARTICIPAÇÃO; 3) Fortalecer o trabalho em rede aumentando a consciência cívica e a capacidade de relação das ONG e da comunidade educativa na promoção da inclusão social dos jovens no Bairro Padre Cruz – CIDADANIA; e por fim 4) Promover a literacia física comunitária através da disponibilização de um ginásio a preços acessíveis –LITERACIA FÍSICA.
O projeto teve início em janeiro de 2021 e, até o junho de 2023, já beneficiou 167 destinatários, totalizando um impressionante contato direto de 420.618,5 horas com os moradores da freguesia de Carnide, mais precisamente no BIP/ZIP do BPC. Além disso, a ANFR trabalha em parceria com diversas entidades de outros territórios BIP/ZIP apoiados pela Rede DLBC Lisboa, que por sua vez tem tido um impacto positivo e transformador nas comunidades atendidas, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, justa e participativa.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PADRE CRUZ – AMBPC – Projeto “COM VIDA”
A AMBPC é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, fundada em 1989, que atua como interlocutora junto das estruturas autárquicas, especialmente na área da habitação social. No processo de requalificação do Bairro Padre Cruz, a AMBPC é parceira da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e desenvolveu uma estratégia bem-sucedida que evitou o deslocamento dos moradores afetados pelas demolições para outros bairros sociais.
O projeto “Com Vida” da AMBPC, apoiado pela Rede DLBC Lisboa, tem como objetivo atender às necessidades da comunidade por meio de diversas atividades e serviços, centralizados na CANTINA SOLIDÁRIA, na LAVANDARIA/ENGOMADORIA SOCIAL, na BISCA e no projeto MÚSICA NO BAIRRO, este último voltado para jovens entre 8 e 14 anos. O foco principal é apoiar as famílias de baixos recursos, oferecendo serviços essenciais a preços acessíveis, para garantir uma vida digna aos residentes.
Além disso, o projeto visa promover a inclusão social de idosos e isolados, envolvendo-os em atividades comunitárias, bem como proporcionar experiências enriquecedoras às crianças e jovens através da música. Dessa forma, busca-se estabelecer um intercâmbio de valores e afetos que contribua para a solidariedade entre os membros da comunidade. O território de intervenção é a UIT Norte, localizada na freguesia de Carnide, especificamente no Bairro Padre Cruz.
Desde o início do projeto em janeiro de 2021, já foram alcançados cerca de 2.817 beneficiários, com um total de 90.425,5 horas de contato direto até o início de 2023. O facto de estarem instalados no Centro de Recursos DLBC Lisboa, próximo de outras entidades locais e de outros territórios BIP/ZIP de Lisboa, em que a Rede DLBC Lisboa presta apoio, trouxe benefícios significativos à comunidade local e ao bairro em questão, no desenvolvimento de parcerias para garantir o desenvolvimento comunitário, inclusão social e participação da comunidade. Essa colaboração visa fortalecer a ação coletiva e a troca de recursos na comunidade, tendo um impacto positivo na vida dos moradores do Bairro Padre Cruz, proporcionando-lhes novas oportunidades e serviços que possam melhorar a qualidade de vida geral e a coesão social.

ACT SCHOOL
A Act School é uma escola de formação, também designada por APFACT – Associação Portuguesa de Formação de Atores para Cinema e Televisão, onde qualquer jovem ou menos jovem, pode fazer um curso profissional, com a duração de 3 anos, curso este certificado pela DGERT, como uma OFP – Outras Ações de Formação.
O projeto é inovador, no sentido de permitir aos alunos adquirir ferramentas que os habilitem a responder às diversas solicitações do mercado, quer seja no teatro, no cinema ou em televisão.
Para tal, a Act School convida professores e atores conceituados, nacionais e estrangeiros, profissionais com vasta experiência e vontade de passar o testemunho, desafiando os alunos a ir mais longe, formando uma nova geração de atores. Para uns e para outros, a Act School é um espaço de pesquisa, onde poderão apurar técnicas e experimentar novos conceitos. Um espaço onde se cruzam a tradição e a experimentação.
A par destes cursos, existem vários workshops, com uma duração que pode ir dos 2 dias aos 4 meses, e que permitem adquirir outras valências, consoante o interesse ou a necessidade do aluno, sendo em matérias tão diferentes como: “Técnicas para falar em público”, “A natureza da personagem: a música como ferramenta de transformação”, “Dobragem” (essencialmente para filmes) ou “Teatro musical, para crianças”, apenas para citar alguns.
A título meramente informativo, frequentam o Curso Profissional de Atores 110 alunos, a somar aos dos workshops, que ao longo do ano de 2022, foram perto de 500!
Estes jovens trazem uma enorme dinâmica e animação ao espaço do Centro de Recursos DLBC – Carnide, misturando-se com outros frequentadores, como idosos, moradores ou utilizadores de outros serviços, como o Espaço Cidadão ou a Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz.
A existência de uma escola com estas características é importante, quer em termos locais (situa-se no Centro de Recursos de Carnide, no Bairro Padre Cruz), quer em termos da cidade, dando a conhecer o Bairro à cidade.

BUZICO!
A Buzico! – Produções Artísticas e Agenciamento, divide-se em 3 áreas distintas, são elas, a produção de espetáculos (teatro, dança, publicidade, etc.), o agenciamento de artistas, nas suas diversas vertentes e a produção de conteúdos videográficos, com várias finalidades.
É também função da Buzico! promover os seus agenciados no mercado de trabalho, procurando ir ao encontro das melhores oportunidades, para uns e para outros, seja um ator procurando uma personagem que gostaria de interpretar, seja um texto que aguarde por um encenador que o leve ao palco ou ainda um plateau, onde um realizador ou um modelo possam expor a sua arte, seja num contexto de um anúncio ou no uso da imagem, que sirva o propósito a que se destina.
Entidades como a Buzico! vêm, de certo modo, complementar o trabalho desenvolvido pelos alunos destas áreas, seja em regime de OFP (outras formações profissionais), seja como formação superior, em alunos provenientes, por exemplo, do Conservatório Nacional / Escola Superior de Teatro e Cinema.
Este Associado da Rede DLBC Lisboa está sediado no Centro de Recursos DLBC – Olaias, trazendo também outros utentes, outros públicos e, sobretudo, outras perspetivas ao Bairro João Nascimento Costa.

Kasa.PT
A A KASA|PT (Kapacity, Adaptability, Solidarity, and Adventure) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2020. A sua contribuição para a cidade e para cada comunidade onde intervem assenta sobretudo no desenvolvimento da sua atividade nos domínios da juventude, educação e formação. Dinamiza atividades de carácter internacional, nomeadamente as realizadas em Portugal por estagiários e voluntários nacionais e internacionais, e contribui também para o desenvolvimento local.
Desenvolve ainda ações ao nível da educação e formação profissional de jovens, cujo objetivo é contribuir para a promoção do voluntariado e da cidadania. Além disso, desde a sua criação, a associação tem desenvolvido várias áreas como o acompanhamento e apoio aos candidatos Erasmus, a construção e a relação de parceria a nível nacional e internacional, a diversidade de organizações de acolhimento (locais de estágio) em todos os sectores e, finalmente, o desenvolvimento de uma parceria com proprietários de apartamentos locais.
Esta organização pretende contribuir para a melhoria das pessoas com quem trabalham e apoiar o desenvolvimento das instituições parceiras. A sua visão é ser a melhor associação de acolhimento e de apoio às pessoas, reconhecida pelas instituições parceiras e pelos participantes baseando-se e promovendo os valores da confiança, do respeito, da humildade e da integridade.
Ao promover o acolhimento de jovens consegue mostrar que, através do trabalho e apesar das diferenças sociais e/ou culturais, entre outras, o sucesso pode ser alcançado. O programa ERASMUS + possibilita e financia esta mobilidade, tornando assim os jovens que a Kasapt acolhe embaixadores europeus, possibilitando a integração social, o crescimento e desenvolvimento individual em democracia e a diversidade.
A KASA|PT oferece ainda cursos de aprendizagem estruturados em inglês, francês e português com instrutores experientes. O objetivo para os alunos é descobrir, praticar, trocar e ter consciência das questões interculturais.
Além disso, a associação também oferece atividades para alunos e formandos. Estas incluem dias de boas-vindas, festas de boas-vindas, rallys fotográficos, aulas de dança, atividades culinárias, importantes para a inclusão social dos jovens na comunidade local e na cidade.
A Kasapt, recente associado da Rede DLBC Lisboa e sediado no Centro de Recursos DLBC – Olaias, torna-se assim um recurso para o bairro e também para a cidade, visto que possibilita a imersão na cidade e nos territórios. Pois, facilita a entrada e a mobilidade dos jovens europeus em Lisboa e, por sua vez nos territórios, integrando-os num regime de estágios profissionais em associações e empresas locais ao mesmo tempo que proporciona a formação, a multiculturalidade e a partilha. Para além disso, dinamiza o alojamento local da cidade ao proporcionar o acolhimento destes jovens.

Animar
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local foi criada em 17 de setembro de 1993 com o entusiasmo e o ativismo de cidadãos e cidadãs bem como de organizações da sociedade civil, que um pouco por todo o país, se mobilizaram com o intuito de afirmar o desenvolvimento local em Portugal.
A sua missão é valorizar, promover e reforçar o desenvolvimento local, a cidadania ativa, a igualdade e a coesão social na sociedade portuguesa, enquanto pilares de uma sociedade mais justa, equitativa, solidária e sustentável.
Esta é a REDE da Economia Social de sinergias de desenvolvimento local, unindo agentes de desenvolvimento e organizações na construção de uma estratégia desafiante, que se apresenta com as suas propostas para o fortalecimento do desenvolvimento local e dos modos de governança local na diversidade de stakeholders locais, de propostas para o fortalecimento deste modelo estruturante de valorização dos territórios, das pessoas e de todos os seres vivos. Assim, (re)afirmar a ANIMAR é promover a diversidade de agentes de desenvolvimento, de propostas, de organizações, de dinâmicas e contextos, que elevem as pessoas e as comunidades para o primeiro plano de modelo de desenvolvimento.
O modelo de desenvolvimento local, enquadra um modelo holístico de intervenção, aproxima as pessoas dos problemas locais e globais, discute na informalidade e na horizontalidade as soluções, contribui para o sentimento de igualdade e é o que melhor acolhe a diversidade, na medida em que trabalha o sentido comum da comunidade, o compromisso da participação, da cooperação, do desenvolvimento e da solidariedade empoderadora.
Atualmente são uma entidade com intervenção a nível nacional, que reúne mais de 85 entidades e mais de meia centena de pessoas que atuam em todo o território nacional e ilhas, em áreas transversais ao desenvolvimento local, nomeadamente: economia social e solidária, igualdade de género, empreendedorismo, educação comunitária formal e informal, juventude, inovação social, envelhecimento ativo, ecologia e bens comuns, alimentação e bem estar, intervenção com comunidades ciganas e migrações, turismo de base local, desenvolvimento rural, cidadania ativa, entre outras.
São uma entidade formadora certificada em 10 áreas, nomeadamente em modalidade e-learning, com experiência de consultoria em diferentes domínios aplicados ao desenvolvimento local e ao apoio às organizações que o operacionalizam nos territórios: desenvolvimento organizacional; desenvolvimento de estudos; avaliação de projetos e/ou iniciativas; desenvolvimento de planos sociais, estratégicos, de igualdade, de juventude e gerontológicos; diagnóstico de necessidades formativas, formação certificada à medida, certificação de entidades, certificação Erasmus; organização de atividades de grupo no âmbito da saúde e bem estar corporativo e visitas a experiências, projetos e iniciativas locais; facilitação de experiências de ação voluntária; organização de workshops/oficinas/conferências/seminários; design gráfico, ilustração, apoio a videoconferências e gestão de redes sociais.
Representam o movimento do Desenvolvimento Local no Conselho Nacional de Economia Social, são membro fundador da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a CPES – Confederação Portuguesa de Economia Social, na qual desempenham o cargo de vice-presidência. Integram as várias Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, a Comissão de Coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, o Conselho Consultivo do Centro Nacional de Competências para Inovação Social, o Centro de Competências para a Agricultura Familiar, o Conselho Consultivo da CIG como membros observadores, a Comissão de Acompanhamento da ENED – Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento e subscritoras do Plano de Ação, são ainda membros e assinaram o Acordo para a Formação Profissional e Qualificação da Economia Social.
A Animar é um associado da Rede DLBC Lisboa, está sediado no Centro de Recursos DLBC – Olaias, e torna-se por tudo isto um recurso para o bairro e para a cidade, porque o trabalho que desenvolve foca-se na capacitação das pessoas e dos territórios onde atua, nomeadamente em Lisboa e outras zonas do país e das respetivas organizações associadas, pelo enriquecimento que proporciona através da sua versátil oferta formativa, consultoria e prestação de serviços assente nos princípios do Desenvolvimento Local e na sensibilização de cada pessoa sobre a importância do seu papel e do seu contributo para a comunidade.
Os aspetos inovadores da Animar definem-se pela ação a nível local, multissectorial e multidisciplinar, promoção da coesão social através da capacitação das pessoas e dos territórios com apelo à educação para a cidadania e à educação não formal, defesa dos direitos humanos, sustentabilidade ambiental e o trabalho em rede e em parceria.

Palco de Sombras Lda.
Palco de Sombras é uma microempresa que se guia por critérios estritos de responsabilidade social e tem como objetivos a criação, difusão e implantação de serviços e produtos de comunicação e de educação-formação que contribuam para o desenvolvimento e a coesão social. Palco de Sombras é uma das entidades cofundadoras da Rede DLBC Lisboa, acompanhando desde 2014 a sua criação e implantação, inclusive integrando os seus órgãos socais (mesa da assembleia geral e conselho fiscal). Em 2016, candidatou a Rede DLBC Lisboa ao seu primeiro projeto Erasmus+ aprovado, o MOOC Dys, que foi cogerido pelas duas entidades entre 2017 e 2020.

EDU.IN – Associação para Educação Integral
EDU.IN é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover a Educação Integral de pessoas de todas as condições e idades numa perspetiva de desenvolvimento humano, em todas as dimensões individuais e sociais, e considerando o processo educativo uma responsabilidade coletiva, que envolve as pessoas, as escolas e as comunidades. EDU.IN tem três projetos europeus Erasmus+ aprovados a iniciar em setembro de 2023, tendo como territórios de investigação-ação várias zonas da cidade de Lisboa e em especial o Bairro Padre Cruz. EDU. IN é associada da Rede DLBC Lisboa desde a sua fundação, em abril de 2022.

Morada

Rua do Rio Cávado, 3

Bairro Padre Cruz, Carnide

1600-700 Lisboa

Contactos
+351 937 715 776
Precisa de ajuda?

Se não consegue encontrar o que procura, entre em contacto.

Newsletter

Receba as notícias e as últimas novidades de Carnide, no seu e-mail.