S.O.Sat- um projeto CANSAT apoiado pela Junta de Freguesia de Carnide

S.O.Sat- um projeto CANSAT

Desde a formação do planeta Terra que existem o que hoje chamamos de desastres naturais. Estes fenómenos são conhecidos pelo seu gigantesco poder de destruição e podem ser manifestados de múltiplas formas, tal como erupções vulcânicas, tornados e furacões, terramotos, entre outros. Estes desastres foram sempre um problema tanto para a fauna e flora, como para os humanos. Civilizações inteiras, desde o início da história da humanidade, foram aniquiladas por estes desastres e muitas outras sofreram danos irreparáveis.

Mesmo atualmente com os nossos desenvolvimentos tecnológicos e científicos continuamos a ter medo destes desastres e, com o aumento da amplitude térmica devido ao aquecimento global, tais acontecimentos têm vindo a aumentar tanto na sua frequência como na sua intensidade. Os serviços de emergência apresentam grandes dificuldades em responder a estas situações.

Apresentamos assim o nosso projeto “S.O.Sat” que visa ajudar as equipas de socorro nos primeiros momentos de um desastre natural, facilitando a deteção e o salvamento de civis afetados por um determinado desastre. O microssatélite S.O.Sat é lançado a 1000m do solo, procedendo a uma queda assistida por um paraquedas. A missão primária corresponde à medição da temperatura do ar e da pressão atmosférica e a devida transmissão destes dados para a estação terrestre por telemetria básica.

O foco da nossa missão secundária é ajudar em situações de resgate principalmente na comunicação entre a vítima e as respetivas autoridades. Tencionamos atingir este objetivo desenvolvendo um conjunto de ações, dependendo da existência ou não de rede/ligação Wireless. Se existir, na descida o Cansat irá transmitir às vítimas através de uma aplicação criada por nós, as coordenadas de uma localização segura, para onde as mesmas se devem deslocar junto com a localização do próprio Cansat. Por outro lado, se não houver conexão Wireless, o Cansat vem equipado com um sistema Walkie-Talkie que acompanhado por um sistema sonoro que irá facilitar a sua localização, é capaz de fazer ligação direta entre as vítimas e as autoridades de resgate locais fornecendo uma via de informação verídica auxiliando o resgate do emissor.
Em ambas as circunstancias mencionadas, o microssatélite através do uso de uma câmara, faz uma análise do terreno enviando as informações recolhidas às autoridades, garantindo uma melhor eficiência do resgaste das vítimas.

Os componentes necessários para o bom funcionamento do S.O.Sat serão os sensores essenciais para a missão principal, os microcomputadores Arduino, a câmara, as antenas de comunicação, o material elétrico necessário para a conexão interna, entre outros.

Somos constituídos por seis sub-equipas, a Construção, representada por Filipa Silva, a Logística, representada por Laura Raposo, a do Paraquedas representada por João Baltazar, a da Modelagem 3D, representada por Afonso Brito, a das Antenas, representada por Rodrigo Figueiredo e a da Programação, representada por Helena Mourinha. A professora coordenadora é a professora Rita Marcelo, docente na nossa Escola Secundária Vergílio Ferreira em Lisboa.

Concluindo, nós acreditamos que o projeto S.O.Sat seja uma importante ferramenta para ajudar as autoridades encarregues no salvamento de pessoas em situações de desastres.

artigo escrito pelos alunos da Escola Virgílio Ferreira responsáveis pelo projecto.

A Junta de Freguesia de Carnide é um parceiro fundamental para esta iniciativa, apoiando pelo segundo ano consecutivo os alunos da escola.